quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

DIFERENTES GRANDEZAS


Texto:

Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,” (Hb 11:24 R.C.)


  • Introdução

Na língua portuguesa o adjectivo “grande” quando aplicado ao homem serve para designar: tamanho; autoridade; riqueza; conhecimento; ect.
A Bíblia Sagrada usa este adjectivo muitas vezes em relação a pessoas e coisas, queria considerá-lo em relação a pessoas.
Escolhi este texto da epístola aos Hebreus que nos fala de um homem “grande” que “recusou” uma grandeza visível em troca de uma grandeza invisível; escolheu ser “grande” segundo o plano divino rejeitando ser grande segundo o plano de sua mãe adoptiva [a filha de Faraó].
[Outras versões da Escritura, dizem: “sendo já homem”. Pessoalmente prefiro a definição da Revista e Corrigida, visto que define melhor a condição física de Moisés a par com a condição intelectual e social do mesmo.
Em Actos do Apóstolos lemos: “ Assim Moisés foi instruído em toda a sabedoria dos egípcios, e era poderoso em palavras e obras.” (At.7:22).
Perante semelhante declaração podemos concluir que ele era realmente “grande”]

Todos os homens, nesta vida têm o desejo de ser grandes, e esse é na verdade um bom desejo se o conceito de grandeza não estiver trocado. Um provérbio português diz: “há coisas grandes que não são grande coisa”.
O mesmo se aplica em relação a pessoas como podemos concluir pela Escritura.


  • Grandeza Passageira
Leiamos a Bíblia…
Não temas quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa aumenta.
Pois, quando morrer, nada levará consigo; a sua glória não descerá após ele. Ainda que ele, enquanto vivo, se considera feliz e os homens o louvam quando faz o bem a si mesmo, ele irá ter com a geração de seus pais; eles nunca mais verão a luz. Mas o homem, embora esteja em honra, não permanece; antes é como os animais que perecem.” (Sl.49-17:20)
Claro está, como podemos ver no versículo a seguir, o salmista esta a falar do homem que confiou em si mesmo e não depositou a sua confiança em Deus.

Toda a grandeza humana é temporária, todos os homens sabem isso, mas infelizmente são poucos os que param para pensar nessa verdade incontornável: a vida de um homem, são 70 ou 80 anos… (Sl.90);
 “Como passa a tempestade, assim desaparece o ímpio; mas o justo tem fundamentos eternos. (Pv.10:25);
No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece.” (Tg.4:14) – tudo se acaba nesta vida, acaba a grandeza a par com a pequenez, tudo é uma questão de tempo.



Deus É Quem Verdadeiramente Determina O Que é Grande E Quem É Grande

“Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus?” (Mt 18:1)
Vez por outra, Jesus já ouvia os seus discípulos a disputar entre si qual deles seria o maior no reino que eles esperavam que Cristo instaurasse nessa altura na terra.
As suas aspirações eram as aspirações de um homem natural que ainda não tinha compreendido a insignificância da vida humana face à grandeza da vida espiritual.
Na sua imensurável paciência Jesus foi-lhes ensinando: “… Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.” (Lc 12:15)

Se “a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui” deve certamente consistir em alguma coisa e, Jesus não deixou de se pronunciar sobre ela.

Certa ocasião um homem ‘grande’ [ele era príncipe em Israel e dono de fortuna] dirigiu-se a Jesus e perguntou-lhe: “… Bom Mestre, que hei-de fazer para herdar a vida eterna?” (Lc 18:18)
Somos levados a crer que este homem tinha noção da precariedade desta vida, assim como também tinha noção da Vida Eterna e da superioridade desta em relação àquela e dirigiu-se à pessoa certa [Jesus Cristo] para inquerir acerca do que devia fazer para obtê-la.
Como não podia deixar de ser, Jesus Cristo deu-lhe a indicação pretendida: “…vem e segue-me…”. Na continuidade do texto verificamos que este, como muitos outros, não deu ouvidos à voz do Senhor e foi-se embora “pesaroso” pelo seu próprio caminho desprezando o conselho divino.


  • Caminho da Grandeza Indicado Por Jesus

Como acima foi dito os discípulos disputavam entre si qual deles era o maior.
Essa disputa chegou aos ouvidos do Senhor que imediatamente procurou por fim à mesma, para isso chamou-os para junto de Si e diz-lhes o seguinte: “…Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles. Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; (Mt 20:25-26)

Esta noção de ser “grande”pelo serviço vem escrita no coração humano, por essa razão, quer no meio religioso assim como no meio político, os homens que pretendem atingir determinados lugares de grandeza, prometem aos seus ouvintes e eleitores que, quando lá chegarem [ao lugar pretendido] os servirão melhor que os outros que já lá estão ou estiveram, porem temos verificado que quando ocupam o lugar pretendido, aquilo que fazem é servir-se a si mesmos enquanto se servem daqueles a quem prometeram servir.

Já verifica-mos pelo dizer de Jesus, que quem quiser ter uma vida superior àquela que possui, precisa seguir a Jesus, seguir a Jesus implica recebe-lo na sua vida pessoal reconhecendo-o como Senhor da mesma vida, a esse Jesus diz: “… e qualquer que me receber a mim, recebe aquele que me enviou; pois aquele que entre vós todos é o menor, esse é grande” (Lc 9:48)

Só quem recebe Jesus e recebe aquele que o enviou [Deus O Pai] é capaz de se tornar grande pelo servir…
O homem que pensa em ser grande precisa de escolher as pessoas diante das quais deseja ser grande.

Deseja o homem ser grande aos olhos de Deus ou deseja ser grande aos olhos dos homens!?
Se desejar ser grande aos olhos dos homens, caso atinja essa grandeza – porque não está reservada a todos – essa será sempre passageira.
Se o homem desejar ser grande diante de Deus – essa grandeza está ao alcance de quem a desejar – então será possuidor de uma grandeza eterna.
Temos na Bíblia o nome de homens grandes aos olhos de Deus, porem de todo insignificantes aos olhos dos homens seus contemporâneos e não só, citemos então alguns.


  • O Maior De Todos Homens É Nosso Senhor Jesus Cristo

Quando o profeta Isaías O descreve como homem entre os homens fá-lo da seguinte forma: “ Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.” (Is 53:3)

Diante desta declaração profética e diante da declaração do Evangelho podemos concluir que nunca alguém tão grande se fez tão pequeno com o objectivo de fazer os outros grandes.
Mormente os homens fazem-se pequenos para os outros os fazerem grandes, Jesus fez-se pequeno para fazer os homens grandes!
Leia-mos o que diz a Escritura:pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos.” (2Co 8:9)

A este Jesus que se fez pequeno, Deus o Pai o tem feito grande em todos os verdadeiros aspectos.
·        Jesus continua a ser o grande pastor das ovelhas
Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do pacto eterno tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas,” (Hb 13:20)
·        Jesus é ainda o grande sumo-sacerdote
Tendo, portanto, um grande sumo-sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.” (Hb 4:14)

Àquele Jesus que se fez pequeno, para que os outros pudessem ser grandes, diz agora a mesma Escritura: “Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;” (Lc 1:32)
“…Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp.2-7:11)
Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus.” (Rm.14:11)

  • João Batista Outro Homem Grande

Quando o nascimento de João foi anunciado no Templo a seu pai [Zacarias] o anjo Gabriel anunciou-o com a seguinte declaração:
Porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe;” (Lc 1:15)

A promessa do seu nascimento cumpriu-se e João foi crescendo e nada sabemos da sua vida entre o dia da sua circuncisão até ao dia em que começou a pregar a mensagem do arrependimento ao povo de Israel.
Quem olhasse para João do ponto de vista humano, ‘pouco daria por ele’.
 O evangelho descreve as vestes e alimentação que não davam qualquer aspecto de grandeza profetizada pelo anjo.
Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.” (Mt 3:4)


No evangelho de Lucas nosso Senhor Jesus Cristo descreve a vivência de João:

 “E, tendo-se retirado os mensageiros de João, Jesus começou a dizer às multidões a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Mas que saístes a ver? Um homem trajado de vestes luxuosas? Eis que aqueles que trajam roupas preciosas, e vivem em delícias, estão nos paços reais. Mas que saístes a ver? Um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta. Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio ante a tua face o meu mensageiro, que há-de preparar adiante de ti o teu caminho. Pois eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não há nenhum maior do que João; mas aquele que é o menor no reino de Deus é maior do que ele. (Lc.7-24-28)

O aspecto da grandeza profetizada por Gabriel não seria grandeza humana, porem ele disse: “…será grande diante do Senhor…”
Diante dos homens qualquer pessoa é “grande” por ser ‘cheia’ de alguma coisa terrena… dinheiro; conhecimento; beleza; cargo; ect.
Diante do Senhor, João efectivamente foi “grande” não por ser cheio de alguma coisa humana ou terrena mas sim por ser: “… cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe…”.
Nosso senhor Jesus confirma isso mesmo quando diz: “…Pois eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não há nenhum maior do que João…”
Cheio do Espírito Santo, João proclamou a verdade que Deus lhe mandou pregar, verdade essa que lhe havia de custar a vida, mas pregou-a, e não pregou uma meia verdade conveniente, como é a chamada à verdade pregada nos nossos dias.


  • Homens Grandes No Reino De Deus
“…mas aquele que é o menor no reino de Deus é maior do que ele.”
Sabemos pela Escritura que João foi o maior dos profetas e também o último da antiga dispensação, mas a mesma Escritura nos mostra que, a menor pessoa na actual dispensação, é maior do que João.
Nós os homens, não temos forma de atribuir níveis de grandeza espiritual uns aos outros e, ainda bem, essa tarefa está atribuída a nosso Pai celestial e, Ele não errará nas contas, é obrigação de cada um, isso sim, levar em conta o ensino da Palavra de Deus: “Vivam em harmonia uns com os outros. Não sejam ambiciosos de grandezas; acomodem-se às coisas modestas. Não se julguem sabendo mais do que na verdade sabem.” (Rm.12,16)

Os homens julgam-se uns aos outros pelas aparências, Deus julga a cada um pelas intenções e pelos factos. Por essa razão cada um deve trabalhar apaixonadamente e também desinteressadamente sabendo que: “…Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis.” (Hb 6:10)
“E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Cl.3:17)


  • Conclusão
Termino com as palavras de Jesus.
Eu virei em breve, trazendo a recompensa que cada um merece de acordo com as suas obras” (Ap.22.12.)
 Só nesse dia ficará demonstrado o grau de grandeza que cada Homem possui…
Pelas Palavras de Jesus sabemos que no seu reino, quando a Igreja reinar com Ele, [pois está escrito:se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;” (2Tm 2:12)] haverá grandezas diferentes mesmo para os salvos.
No Céu não é tudo igual, segundo a Bíblia há classes diferentes umas das outras no meio angelical: Querubins; Serafins; Arcanjos; Anjos.
Com os homens, na glorificação de Jesus não sabemos o lugar que cada um vai ocupar.
Na terra alguns homens deram a primazia a Pedro, Cristo nunca deu a primazia a ninguém.
Tiago e João, eram irmãos, certo dia, fazendo-se acompanhar da sua mãe, fizeram um pedido a Jesus, que Deixou os outros dez indignados: “…Concede-nos que na tua glória nos sentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.” (Mt.21.21)
O que eles desejavam em relação aos companheiros era os serem os maiores ao lado do Senhor Jesus, ao que Ele respondeu:… o sentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles para quem está preparado por meu Pai.” (Mt.21.23)
Trabalhemos de forma desinteressada “Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis.” (Hb 6:10)


Pr. David Antunes