sábado, 9 de maio de 2009

Testemunho do Irmão Carlos Magalhães

DE RUSSEL PARA CRISTO

Eu era um perdido pecador que caminhava pelo “vale da sobra da morte”. Nasci num lar Católico Romano, onde tinha que madrugar para ir à missa, pois caso contrário era coimado de herege ou maçónico. Um dia em Lisboa, no mês de Maio de 1956, encontrei alguém que me falou de Deus e de um “cristo” que não tinha todo o poder; eram as “Testemunhas de Jeová”. Sem saber, e desejando conhecer a Bíblia Sagrada, estudei a Santa Palavra de Deus como eles queriam, não podendo fazer qualquer objecção. Andei assim errado, batendo às portas das casas, vendendo literatura, como quem vende jornais. Deus existia, mas o bendito Salvador era um “cristo” que não era omnipotente, nem a Glória que o Pai lhe deu havia n’Ele. Podia salvar almas, mas só se o Pai autorizasse; de contrário Ele não podia fazer nada.
Quando assentei praça no R.I. Nº 13 (Vila Real), e estando embriagado pelos ensinamentos que me haviam sido ministrados, recusei as armas, tendo falado então com o Sr. Capelão a esse respeito, mas depois vi que tudo isso era uma artimanha satânica, pois quando começou o terrorismo em Angola todos queriam ser “Testemunhas de Jeová” para não virem defender as plagas sagradas duma Pátria cheia de tradições.
Em 1967, quando havia chegado de uma comissão militar de Angola, voltei outra vez à Igreja Católica Romana, ajudando à missa a convite do Sr. Pároco da Freguesia de Folhadela, Vila Real, tendo-lhe feito saber que era das “Testemunhas de Jeová”, ao que me respondeu: “não importa; agora usa-se o sacerdote fazer as partes fixas da missa e o ajudante lê as móveis”; e eu concordei. Por aqui se nota ao ponto que eu baixei, como diz o Apóstolo: “O cão voltou ao seu próprio vómito, e o porco lavado ao espojadouro de lama” (II Ped. 2: 22). Assim sucedeu comigo.
Em Janeiro de 1968 ajudava à missa e procurava, influenciado por um vizinho, tirar o curso da Igreja Adventista, pois dava-nos bons lucros, dizia esse meu amigo. Assim tirei o dito curso de 30 lições com bom aproveitamento. Fui visitado por alguns membros da Igreja Adventista, mas não me encontrava satisfeito; eu queria saber mais acerca da Bíblia e do Senhor Jesus.
Um dia estava na ronda à cidade de Vila Real, e quando passava lá por uma rua ouvi as palavras: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mat. 11: 28). Entrei e assisti ao culto até ao fim. No meu coração começou a nascer algo de novo. Principiei então a frequentar os cultos, e deram-me um folheto que aceitei, no qual era convidado a estudar a Sagrada Escritura por meio de cursos o que fiz prontamente.
Era um triste caminhante e de coração oprimido: eu queria encontrar a Verdade, mas em vão. O meu coração andava como que vendido, sem alegria; só existia tristeza e mau viver em minha casa. Comecei por aprender alguma coisa com o pastor Artur André da Rocha; foi ele que, usado pelo Senhor, me fez conhecer esta maravilhosa salvação.
Em 1968 vim, triste, para esta terra de Timor, pois não havia uma igreja, muito embora existisse meia dúzia de crentes. Fui colocado fora do alcance destes prezados irmãos, numa terra chamada Laclubar, mas, quando podia, juntava-me aos servos do Senhor numa casa particular. Um dia ouvi falar da chegada do pastor Miguel Cóias. Desta maneira, ainda continuei um ano longe dos irmãos, mas graças a Deus que mesmo assim, Ele foi comigo: tirou-me o vício de fumar, o jogo e outras imundícies que existem no coração do homem mundano.
Em 4-2-70 sou colocado na cidade de Dili, portanto junto dos crentes, e no dia 15 de Fevereiro cumpri o santo mandamento do Senhor Jesus que diz: “Quem crer e for baptizado será salvo (…)” (S. Marcos16:16). Desta forma desci às águas, acompanhado de mais 9 irmãos em Cristo.
Hoje louvo ao Senhor Jesus por tão grande Salvação, e por não pertencer mais àquela organização das ditas “Testemunhas de Jeová”, mas sim, às “Testemunhas de Jesus Cristo”. Continuo a realizar o que fazia quando estava lá: distribuindo literatura, porém, agora, boa literatura. Pela graça de Deus a minha mulher também já foi baptizada. Outrora era um homem sem Deus, só queria as coisas do mundo: jogos, vícios e outras espécies de pecados, mas dou graças ao Senhor porque Ele me limpou com o sangue de Cristo vertido na Cruz, onde reuniu todos os nossos pecados. Não queres também ser limpo por Jesus? Aceita-O no teu coração e desfrutarás também a vida eterna.

Transcrição de Testemunho publicado nas Novas de Alegria de Julho 1971