segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Falta Lugar Para Jesus Cristo


“e teve a seu filho primogénito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem”. (Lc 2:7)

  • Introdução.
O problema real da humanidade em geral e de alguns crentes em particular, consiste no facto de não terem na sua vida, lugar para Jesus Cristo.
Por altura do seu nascimento não houve lugar no seio da sociedade par O acolher com um mínimo de dignidade, teve de ser acolhido com a dignidade possível no meio dos animais.
Temos de concordar que não seria uma questão de má vontade por parte daqueles a quem José e Maria pediram abrigo para passar a noite, o que realmente aconteceu foi que a cidade estava cheia de gente que à semelhança deste casal tinham vindo até Belém para se recencear…
Porem Deus, o Pai não deixou de providenciar um lugar para o Filho e para aqueles que escolheu para O abrigar no seio familiar.
Certamente o facto de Deus ter permitido que Jesus nascesse em Belém e tivesse por primeira cama uma manjedoura, fazia parte de um plano divino elaborado antes da fundação do mundo, que teve a sua execução nesses dias.
A humildade do lugar de nascimento do Salvador deixa bem claro que desde o seu primeiro dia na Terra Ele ficou acessível a todas as classes sociais que compõem a humanidade.
  • Lugar Para Jesus Desde Então Até Hoje
Deixemos o primeiro Natal e avancemos alguns anos no tempo…
Jesus mandou João escrever às sete igrejas da Ásia, à última, entre outras coisas, o Senhor dizia: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Ap.3:20)

Como nos dias em que Jesus nasceu assim tem permanecido a sociedade em relação às coisas de Deus e da “Vida Eterna”: não há lugar na vida dos homens para Jesus, Ele é pura e simplesmente ignorado.
Os motivos são os mais diversos…
Nos dias que Jesus nasceu não havia lugar estalagem e, nos outros lugares também não havia, não era os lá não quisessem; não era má vontade, simplesmente não “havia lugar”.
Durante o seu ministério, Jesus mostra esta realidade por meio de uma parábola:

 “Jesus, porém, lhe disse: Certo homem dava uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: vinde, porque tudo já está preparado. Mas todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e preciso ir vê-lo; rogo-te que me dês por escusado. Outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me dês por escusado. Ainda outro disse: Casei-me e portanto não posso ir. Voltou o servo e contou tudo isto a seu senhor: Então o dono da casa, indignado, disse a seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.” (Lc.14-16:21)

Quando abordamos esta leitura concluímos que cada motivo de escusa é menos válido que o outro…
 A verdadeira questão consiste no facto de o homem atribuir um valor somenos aos planos de Deus, preferindo executar os seus próprios planos.
O Deus Criador tem elaborado um projecto salvífico e um Salvador, para através dele salvar o homem que enveredou pelo caminho da perdição.
Este projecto diz respeito não somente ao futuro mas também diz respeito ao presente [Quantos males nesta vida seriam evitados se o homem aceitasse o projecto de Deus para o seu dia a dia…]
O projecto divino, não é um projecto abstracto ou delineado em papel, mas sim uma pessoa – Jesus Cristo – cujo objectivo é fazer morada no coração de cada ser humano, para a partir deste lugar orientar a vida deste, de forma correcta e segura para si mesmo e para os que estão à sua volta.
Há porem uma enorme dificuldade, como o Homem tem o coração tão cheio dos seus projectos, não tem lugar nele para os projectos divinos.
À semelhança dos donos das casas em Belém, não é má vontade, simplesmente não há lugar.
Muitas vezes as pessoas são confrontadas com a necessidade de aceitar Jesus como seu Salvador, a resposta é: “não tenho tempo para essas coisas…”.
Outras vezes dão como resposta: “não preciso…” – Como se o Salvador pudesse ser dispensado por alguém.
Essa gente que diz que não precisa, pensa que o Salvador é uma necessidade apenas para os indigentes e marginais, estão enganados os que assim pensam, independentemente da sua condição social de cada um, todos precisam de Jesus

  • Jesus Do Lado De Fora A Bater
Ap 3:20 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”

Não haver lugar para Jesus no coração dos homens comuns já é defacto muito mau, mas pior é quando no coração da igreja, que se diz cristã, deixa de haver lugar para Ele.
O pastor e a respectiva igreja em Laodicéia alcançaram um estatuto social tão elevado que no seu coração deixou de haver lugar para Jesus.
As coisas deste mundo foram entrando e, ao entrar foram empurrando Jesus, até que Este saiu, no entanto apesar de posto na rua, pelo seu muito amor, o Senhor não se ausentou para longe, ficou à porta a bater.
Havia agora necessidade de abrirem para que Jesus pudesse voltar a entrar, porem com toda aquela ‘tralha’ lá dentro era impossível.

Este pastor e a respectiva igreja estavam mundanizados ao ponto de dizer: “…Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta…”
Este é um dos graves problemas da humanidade desde sempre: pensar que quem resolve as situações, é o dinheiro – é verdade que este resolve muita questão referente a esta vida – mas em relação à vida biológica só resolve algumas questões e, não resolve nenhuma em relação à Vida Eterna

O dinheiro pode comprar pão mas não pode comprar apetite…

O dinheiro pode comprar remédios mas não pode comprar saúde…

O dinheiro pode comprar a morte de alguém mas não pode comprar a vida…
O único que pode dar de graça e, tem dado todas estas e outras coisas é aquele que está do lado de fora a bater “á porta” dos corações: Jesus Cristo.


  • Jesus Não Baterá Para Sempre
No livro de Cantares de Salomão, através de um diálogo, esta passagem mostra um procedimento real na vida de muitas pessoas, que se dizem cristãs, em relação à pessoa de Jesus.

1Ele:
Cá estou eu no meu jardim, minha querida esposa! Colhi a minha mirra e as minhas especiarias. Comi o meu favo, com o mel. Bebi o vinho, mais o meu leite.
As filhas de Jerusalém: Oh! Querido e amado, come e bebe! Sim, bebe abundantemente!

Ela:
2Uma noite, estava eu a dormir e o meu coração acordou, num sonho. É que ouvi a voz do meu amor, que me estava a bater à porta do quarto: -Abre-me, minha querida, minha amada, minha pomba - dizia ele, - passei a noite toda fora, e estou coberto de orvalho.
3Mas eu respondi-lhe: Já me despi; iria eu agora vestir-me de novo? Lavei já os pés, iria torná-los a sujar?
4O meu amor tentou abrir ele próprio o fecho da porta e as minhas entranhas estremeceram por amor dele.
5Saltei por fim da cama para lhe abrir. As minhas mãos destilavam perfume, quando puxei pela fechadura da porta.
6Abri então ao meu amado, mas ele já se tinha ido embora. O meu coração parou de bater. Busquei-o por toda a parte, mas sem o encontrar. Chamei por ele, mas não obtive resposta alguma.
7Os guardas da ronda, viram-me espancaram-me, deixando-me ferida; a sentinela da muralha rasgou-me o manto.
8Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que se encontrarem o meu amor lhe digam que estou doente de amor.” (O Livro)

  • Não Abrir No Tempo Certo Tem Um Preço Elevado
 7Os guardas da ronda, viram-me espancaram-me, deixando-me ferida; a sentinela da muralha rasgou-me o manto.”
A Escritura diz que “há um tempo para todas as coisas”…
Quem não abre a porta do seu coração em tempo oportuno certamente vai ter de suportar as consequências, esta “amada” foi espancada, ferida e despida, enquanto procurava o “amado” que já tinha ido.
Temos aqui um retrato perfeito acerca de cada membro da igreja que antecede o arrebatamento: “eis que estou à porta e bato”.
Jesus continua a bater, se a pessoa não abrir no tempo oportuno as posições vão inverter-se...
Primeiro foi o “amado” que procurou sem obter resposta em tempo oportuno…
Depois procurou a “amada” sem encontrar o que pretendia…


  • Para Quem Não Abre Vai Ficar Fechado
Quem não abre quando Jesus bate, vai bater sem que se lhe abra, esta é condição que Jesus continua a desejar evitar com os ensinos que nos deixou:
Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o dono da casa se tiver levantado e cerrado a porta, e vós começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, abre-nos; e ele vos responder: Não sei donde vós sois; então começareis a dizer: Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas; e ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade. (Lc.13.24-27)


Certamente, estes relatos sociais indicam situações espirituais que cada um de nós deve levar muito a sério.
Jesus Cristo é a “testemunha fiel”, Ele procura por todos meios sensibilizar os homens para que estes arranjem um lugar espaçoso em seu coração para a sua pessoa.
Ter lugar no coração para Ele, implica amá-lo; adorá-lo; obedecer-lhe, em tempo oportuno.
 Vem o tempo em que todos lhe hão-de obedecer, mas nessa altura será por imposição sua, com consequências nefastas para quem não obedeceu atempadamente.

Um relato que nos ajuda a entender melhor este “bater” é aquele no qual Jesus conta-nos acerca do “rico no hádes” quando este batia à ‘porta´ do Pai Abraão, para que mandasse Lázaro refrescar-lhe a língua, pedido que não lhe foi concedido.
Seguidamente, o rico volta a ‘bater’: “Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,”.
Tambem não foi possivel ‘abrir a porta’ desta vez…

Outro exemplo que Jesus usa para que a igreja possa estar atenta é “parábola das dez virgens”.
“ Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço.” (Mt 25:11)

 Esta parábola juntamente com a do livro Cantares, mostra a delicada posição do homem que tem Jesus do lado de fora a ‘bater’.
Quando finalmente se decidir abrir, se Jesus já tiver ido, o sofrimento é incontornável.
Não havemos de pensar na ausência de Jesus apenas em termos de arrebatamento.
Ainda nesta vida o homem pode ficar sem oportunidade

Todos nós conhecemos pessoas que têm ‘batido com a porta’ como membros da igreja, não conheço alguém que não tenha pago um preço
demasiado elevado por semelhante loucura.
Não havemos de pensar que as consequências de abandonar a igreja, sejam algo que diz respeito apenas à vida futura, temos verificado, com tristeza, que aqueles que abandonam a igreja por rebeldia, a sua vida nunca progride, seja em que aspecto for.

Para que possamos entender melhor esta verdade, o Espírito Santo inspira o escritor da epístola aos Hebreus a exortar os seus leitores a não serem “devassos ou profanos”, para os desmotivar, a palavra de Deus usa em termos de comparação aquilo que sucedeu com a loucura de Esaú.
“Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas”. (Hb 12:17)

A Palavra de Deus não se fica por aqui, o capítulo seis adverte seriamente a todos nós acerca do perigo de colocar Jesus do lado de fora da porta.

“Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério.”
(Hb. 6.4-6)

  • Sempre Estará Alguém À Porta
“Não vos queixeis, irmãos, uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta.” (Tg.5:9)

Quando Jesus não entra ou sai do coração humano, fica à porta a bater, se o tempo de ficar à porta a bater se acaba, esta não fica sem ninguém, fica o Juiz, que curiosamente é a mesma pessoa. (At.17:31)

Continuemos a ler o que nos diz a Escritura acerca da consequência de não deixar entrar Jesus o de o por na rua depois de ter entrado.
“Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há-de devorar os adversários. Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas; de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? (Hb 10-26:29)


  • Conclusão.
Os que ainda não abriram a porta do seu coração a Jesus devem fazê-lo quanto antes, visto que o tempo está a acabar…
Os que o puseram fora e o têm à porta a bater devem abrir quanto antes, pois Ele pode ir embora…
Para os que O têm recebido e mantido deixo este texto:
“Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há-de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma” (Hb.10-35:39)


Pr. David Antunes