domingo, 5 de abril de 2009

A Instituição da Páscoa

A Páscoa é uma data importante para os cristãos, ela simboliza a morte e ressurreição de Jesus Cristo nosso Salvador. No entanto a Páscoa foi instituída muito antes de Jesus ter vindo ao mundo. Alguns milénios antes, quando o povo israelita estava estava em cativeiro no Egipto, Deus falou a Moisés do meio de uma sarça ardente, dizendo: "tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egipto, tenho ouvido o seu clamor (...) te enviarei ao Faraó para que tires do Egipto o meu povo". (Êxodo 3:7)

Após diversos sinais e algumas pragas enviadas por Deus ao Egipto, o Faraó mantinha o seu coração endurecido e não aceita o pedido de Moisés para deixar Israel partir. Então Deus avisou que ia enviar uma praga mais dura, todos os filhos primogénitos da terra do Egipto iriam morrer. Disse Deus: "ao décimo dia deste mês tomará cada família para si um cordeiro, (...) sem defeito, (...) e toda a assembleia o matará à tardinha, tomarão o sangue e untarão os umbrais e trave da porta, (...) naquela noite passarei e ferirei todos os primogénitos, (...) mas o sangue vos será por sinal, vendo eu o sangue passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga". (Êxodo 12:3-14)

Dizendo isto o Senhor instituiu a Páscoa, pois no dia seguinte o seu povo foi liberto da opressão egípcia. Israel sempre celebrou a Páscoa, começava no décimo quarto dia do mês Abide ou Nisã à tarde, com a refeição sacrificial, um cordeiro sem defeito era assado e comido pelos membros de uma família com ervas amargas e pães azimos, fazendo lembrar os tempos de amargura e servidão no Egipto e celebrando a libertação.

No tempo de Jesus a festa da Páscoa era muito celebrada, em criança Ele ia com os seus pais, (S.Lucas 2:41-42), mais tarde, quando adulto, celebrou a Páscoa com os seus discípulos. Na última ceia predisse a sua morte, predisse que ia tomar o lugar do cordeiro, perfeito na sua vida iria ao sacrifício para libertação do seu povo. Partindo o pão Jesus disse: "Tomai e comei, isto é o meu corpo." E tomando o cálice disse: "Bebei dele todos, pois isto é o meu sangue, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados". (Mateus 26:26-28)

Jesus foi sacrificado na cruz por todos os pecadores, mas venceu a morte, ressuscitou, e com ele também venceremos.

Assim como o sangue do cordeiro salvou da morte os primogénitos israelitas e libertou aquele povo, hoje em dia o sangue de Jesus, salva e liberta a quem o aceitar na sua vida.

Cristo observou a Páscoa e celebrou-a com os seus discípulos, instituiu a primeira Santa Ceia, mostrando que a comemoração da nossa Páscoa não seria mais com carne de cordeiro, mas o pão e o vinho, simbolizando a carne e sangue de Cristo, o Cordeiro Santo de Deus, que tirou definitivamente os pecados da humanidade.

Hugo Emanuel