quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

BATÍSMO CRISTÃO EVANGÉLICO E A SUA RAZÃO DE SER



Jesus disse aos seus discípulos antes da sua ascensão ao Céu:
 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (Mt.28.19-20)


E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Mc.16.15-16)


Introdução.

Antes de prosseguir convém dizer que as formas baptismais adoptadas pelos diferentes ramos do cristianismo são três: aspersão; derramamento; imersão.
Há teólogos no cristianismo que ensinam que a forma não tem importância, mas sim o acto em si.
No dizer deles, quando há um batismo deve ser tido em conta o ambiente e a pessoa a ser baptizada, por exemplo: pode não haver água suficiente [zonas desérticas] para batizar uma multidão de pessoas; pode ser impossível levar uma pessoa [acamada ou demasiadamente pesada] até ao batistério, logo devem ser usadas soluções alternativas, sendo tão boas umas quanto as outras…
O Batismo em água é um ritual que antecede no tempo o cristianismo assim como o judaísmo.
Muitas religiões antigas o ministram aos seus seguidores como forma de iniciação ou mesmo de purificação que é feita aos que agora passam a fazer parte integrante do grupo…
Na Índia as águas do ‘santo’ rio Ganges são tidas como purificadoras, desde há muito tempo.
No culto a Isis, o rio Nilo figurava como uma figura proeminente, e as suas águas eram levadas para várias partes do mundo para serem usadas em ritos religiosos.
O judaísmo baptizava os prosélitos [gentios convertidos ao judaísmo] por imersão.
O baptizando entrava dentro de um tanque onde se mergulhava a si mesmo, enquanto alguém designado para isso mesmo recitava orações por detrás de uma cortina.


  • Quem Deve Ser Batizado No Cristianismo Evangélico?
À luz da Palavra de Deus, como se lê no texto inicial, deve ser batizado “quem crer”.
Esta é sem dúvida a condição indispensável para que uma pessoa possa ser batizada.
Aquele que crê [no evangelho e no Cristo do mesmo] deve também desejar o batismo e submeter-se ao mesmo num espírito de obediência.
O batismo é uma acção responsável e ao mesmo tempo, voluntária, à qual a pessoa se deve submeter depois de ter compreendido, minimamente, o plano divino da salvação.

  •  Um caso bíblico:

Depois de Filipe ter abordado e explicado o evangelho ao eunuco e, o evangelho que Filipe explicou incluía o ensino do batismo [doutra sorte o homem não o teria desejado] o eunuco pediu para ser batizado.
Ao que Filipe respondeu: “é lícito, se crês de todo o coração

E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.” (At.8.36-37)

Devemos ter em linha de conta que o eunuco para ter vindo de tão longe a Jerusalém para adorar, era um prosélito, [convertido ao judaísmo] para ser prosélito estava obrigado a observar dois ritos: a circuncisão [remoção do prepúcio] e o baptismo [mergulhar-se em água] sem os quais não era aceite como tal, mas Filipe voltou a baptizá-lo, agora com o baptismo e com a fórmula que Jesus instituiu, ou seja: “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

Para que a pessoa possa “crer” ela tem de estar na plena posse das suas faculdades mentais…
Para “crer” não precisa ser totalmente adulto mas também não pode ser infante, essa é a razão pela qual no cristianismo evangélico nos opomos ao baptismo de crianças.

  •  Em que a pessoa deve crer?
Naquilo que o eunuco creu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.
Crer que Jesus é o filho de Deus tem uma implicação muito abrangente… o judaísmo não aceita ainda hoje tal facto, assim como outras religiões.


  • Motivo Do Batismo.
Qualquer teologia [aquilo que sabemos e cremos sobre as questões espirituais] que misture os ritos com a salvação, é uma teologia que não tem a ver com a da Bíblia Sagrada.
O homem precisa de compreender que os ritos são meras representações da espiritualização, e também símbolos exteriores daquilo que é realizado exclusivamente pelo Espírito de Deus na alma do ser humano, naquilo que diz respeito à salvação desta.
Os ritos jamais servirão como causa ou meio da salvação da alma.


  • Para Quê Então Ser Batizado?

Podemos dizer que o batismo é um passo de fé, no caminho da obediência a Deus e à sua Palavra. Aquele que crê em Jesus deve crer também naquele que O enviou [Deus o Pai].
“Clamou Jesus, dizendo: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.” (Jo.12:44-45)

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. (Hb 11:6)

A obediência pela fé tem uma recompensa que Deus dará aos obedientes…
Se Jesus manda que os seus discípulos sejam batizados, então estes devem sê-lo.
Jesus nos tem deixado escrito:Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. (Jo.15:14)

  •  Significado Do Batismo.

A igreja católica, o ramo do cristianismo que mais expressão tem em Portugal, fez do batismo o primeiro dos seus “sete sacramentos”
 
  1. Batismo  
  2. Crisma ou Confirmação  
  3. Eucaristia 
  4. Confissão ou Penitência  
  5. Extrema Unção  
  6. Ordem  
  7. Matrimónio

 
No dizer do catolicismo, o batismo é sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado, incorporando-o à comunidade católica e ao grande Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja em si.
 logo, isto quer dizer que: se a pessoa não for batizada não é salva e, que é salva pelo batismo.
Por essa razão muitos cristãos, mesmo protestantes, vivem confiantes somente pelo facto de terem sido batizados em algum tempo na infância por algum reconhecido membro do clero.
Porem, a verdade é que a salvação não vem de algum acto exterior que o homem possa praticar mas, segundo a escritura, a salvação do Homem é o produto da Graça de Deus manifestada em Jesus Cristo.


“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;” (Ef 2:8)

“Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens,” (Tt 2:11)

“e, tendo sido aperfeiçoado, [Jesus Cristo] veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,” (Hb 5:9)
Mais uma vez temos aqui em foco a já mencionada obediência.

“porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo”, (1Ts 5:9).

Temos na Escritura um caso muito particular de salvação: a do ladrão crucificado ao lado do Senhor, que no derradeiro momento confessou a Jesus como Salvador, ao qual o Senhor prometeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lc 23:43)
Este homem não pôde passar pelo rito batismal, no entanto Jesus garante-lhe a salvação.

O batismo nunca poderá ser administrado com o objectivo de salvar a pessoa mas sim deve ser aplicado a pessoas salvas que o desejem, depois de minimamente terem compreendido o seu valor espiritual.

Nosso senhor Jesus Cristo disse para Nicodemos: “… Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (Jo.3:5)
Há uma enorme realidade espiritual que envolve o batismo e, esta realidade é simbolizada pelo rito batismal.
Ao aceitar Jesus Cristo e a sua obra redentora em seu coração, o homem passa por um processe espiritual de morte e ressurreição, que fisicamente é simbolizado pelo rito batismal.
O apóstolo Paulo explica claramente a obra espiritual que teve lugar na vida daquele que foi batizado:
 “… Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;
sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.” (Rm.6.2-6)

O rito batismal significa uma morte e um sepultamento, diz o texto: “Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte”

O rito batismal significa uma ressurreição, diz o texto: “como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”

Nenhum dos modos de batizar atrás mencionados, representa melhor o acto espiritual que tem lugar na vida espiritual do homem, que o batismo por imersão: morto e sepultado; emersão: ressurrecto e vivo para uma nova vida.

Só o batismo por imersão pode simbolizar convenientemente o que ele significa: a purificação de uma pessoa da sua antiga vida, quando o que está em foco é uma lavagem e uma regeneração feitas pelo Espírito Santo no homem interior.
“não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,” (Tt 3:5)

Ninguém pode ser lavado se o salpicarem com umas gotas de água ou mesmo se lhe derramarem um litro dela na cabeça.
Vários teólogos que praticam outros batismo que não o de imersão confessam que este é o que melhor se coaduna com o princípio para o qual foi estabelecido pelo Senhor Jesus.

O batismo representa uma mudança de estado espiritual, agora e no futuro e também uma mudança de vida agora e no futuro:Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;”

Posto isto, o batismo cristão, significa o consentimento humano de uma união voluntária a Cristo, uma união com Ele na sua morte e ressurreição.
Esta união não diz respeito apenas a esta vida mas estende-se pela eternidade.
O batismo é ainda um testemunho físico diante das hostes espirituais e diante das hostes humanas do assumir do compromisso [um pacto] do Homem, com Deus seu Salvador.

É comum haver um sinal físico do pacto entre Deus e Homem e, de entre o Homem e o Homem.
O batismo é uma ‘escritura pública’ de um pacto que o homem faz com o seu novo Senhor.
Dantes servia o pecado agora, com o acto batismal dá testemunho que serve a Jesus e se submete voluntariamente ao seu Senhorio.

Pr. David Antunes