Jesus disse aos seus discípulos antes da sua ascensão ao Céu:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em
nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as
coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até
a consumação dos séculos. (Mt.28.19-20)
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai
o evangelho a toda criatura. Quem crer
e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Mc.16.15-16)
Introdução.
Antes de
prosseguir convém dizer que as formas baptismais adoptadas pelos diferentes
ramos do cristianismo são três: aspersão; derramamento; imersão.
Há teólogos
no cristianismo que ensinam que a forma não tem importância, mas sim o acto em
si.
No dizer
deles, quando há um batismo deve ser tido em conta o ambiente e a pessoa a ser baptizada,
por exemplo: pode não haver água suficiente [zonas desérticas] para batizar uma
multidão de pessoas; pode ser impossível levar uma pessoa [acamada ou
demasiadamente pesada] até ao batistério, logo devem ser usadas soluções
alternativas, sendo tão boas umas quanto as outras…
O Batismo em
água é um ritual que antecede no tempo o cristianismo assim como o judaísmo.
Muitas
religiões antigas o ministram aos seus seguidores como forma de iniciação ou
mesmo de purificação que é feita aos que agora passam a fazer parte integrante
do grupo…
Na Índia as
águas do ‘santo’ rio Ganges são tidas como purificadoras, desde há muito tempo.
No culto a
Isis, o rio Nilo figurava como uma figura proeminente, e as suas águas eram
levadas para várias partes do mundo para serem usadas em ritos religiosos.
O judaísmo
baptizava os prosélitos [gentios convertidos ao judaísmo] por imersão.
O baptizando
entrava dentro de um tanque onde se mergulhava a si mesmo, enquanto alguém
designado para isso mesmo recitava orações por detrás de uma cortina.
- Quem Deve Ser Batizado No Cristianismo Evangélico?
À luz da
Palavra de Deus, como se lê no texto inicial, deve ser batizado “quem crer”.
Esta é sem
dúvida a condição indispensável para que uma pessoa possa ser batizada.
Aquele que
crê [no evangelho e no Cristo do mesmo] deve também desejar o batismo e
submeter-se ao mesmo num espírito de obediência.
O batismo é
uma acção responsável e ao mesmo tempo, voluntária, à qual a pessoa se deve
submeter depois de ter compreendido, minimamente, o plano divino da salvação.
- Um caso bíblico:
Depois de Filipe ter
abordado e explicado o evangelho ao eunuco e, o evangelho que Filipe explicou
incluía o ensino do batismo [doutra sorte o homem não o teria desejado] o eunuco
pediu para ser batizado.
Ao que Filipe
respondeu: “é
lícito, se crês de todo o coração”
“E indo eles
caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui
água; que impede que eu seja batizado?
E disse Felipe: é lícito,
se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é
o Filho de Deus.” (At.8.36-37)
Devemos ter em linha de conta que o eunuco para ter vindo de tão longe
a Jerusalém para adorar, era um prosélito, [convertido ao judaísmo] para ser
prosélito estava obrigado a observar dois ritos: a circuncisão [remoção do
prepúcio] e o baptismo [mergulhar-se em água] sem os quais não era aceite como
tal, mas Filipe voltou a baptizá-lo, agora com o baptismo e com a fórmula que
Jesus instituiu, ou seja: “em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo;”
Para que a pessoa possa “crer” ela tem de estar na plena posse das
suas faculdades mentais…
Para “crer” não precisa ser totalmente adulto mas também não pode ser
infante, essa é a razão pela qual no cristianismo evangélico nos opomos ao
baptismo de crianças.
- Em que a pessoa deve crer?
Naquilo que o eunuco creu: “Creio
que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.
Crer que Jesus é o filho de Deus tem uma implicação muito abrangente…
o judaísmo não aceita ainda hoje tal facto, assim como outras religiões.
- Motivo Do Batismo.
Qualquer teologia
[aquilo que sabemos e cremos sobre as questões espirituais] que misture os
ritos com a salvação, é uma teologia que não tem a ver com a da Bíblia Sagrada.
O homem precisa de
compreender que os ritos são meras representações da espiritualização, e também
símbolos exteriores daquilo que é realizado exclusivamente pelo Espírito de
Deus na alma do ser humano, naquilo que diz respeito à salvação desta.
Os ritos jamais
servirão como causa ou meio da salvação da alma.
- Para Quê Então Ser Batizado?
Podemos dizer que o
batismo é um passo de fé, no caminho da obediência a Deus e à sua Palavra. Aquele que crê em Jesus
deve crer também naquele que O enviou [Deus o Pai].
“Clamou
Jesus, dizendo: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E
quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.” (Jo.12:44-45)
“Ora, sem
fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima
de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. (Hb 11:6)
A obediência
pela fé tem uma recompensa que Deus dará aos obedientes…
Se Jesus
manda que os seus discípulos sejam batizados, então estes devem sê-lo.
Jesus nos
tem deixado escrito: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o
que eu vos mando”.
(Jo.15:14)
- Significado Do Batismo.
A igreja
católica, o ramo do cristianismo que mais expressão tem em Portugal, fez do
batismo o primeiro dos seus “sete sacramentos”
- Batismo
- Crisma ou Confirmação
- Eucaristia
- Confissão ou Penitência
- Extrema Unção
- Ordem
- Matrimónio
No dizer do catolicismo, o batismo é sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado, incorporando-o à comunidade católica e ao grande Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja em si.
logo, isto quer dizer que: se a pessoa não for batizada não é salva e, que é salva pelo batismo.
Por essa razão muitos cristãos, mesmo protestantes, vivem confiantes somente pelo facto de terem sido batizados em algum tempo na infância por algum reconhecido membro do clero.
Porem, a verdade é que a salvação não vem de algum acto exterior que o homem possa praticar mas, segundo a escritura, a salvação do Homem é o produto da Graça de Deus manifestada em Jesus Cristo.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é
dom de Deus;” (Ef
2:8)
“Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os
homens,” (Tt 2:11)
“e, tendo sido aperfeiçoado, [Jesus Cristo] veio a
ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,” (Hb 5:9)
Mais uma vez temos aqui em foco a já
mencionada obediência.
“porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação
por nosso Senhor Jesus Cristo”, (1Ts 5:9).
Temos na Escritura um caso muito
particular de salvação: a do ladrão crucificado ao lado do Senhor, que no
derradeiro momento confessou a Jesus como Salvador, ao qual o Senhor prometeu:
“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lc 23:43)
Este homem não pôde passar pelo rito
batismal, no entanto Jesus garante-lhe a salvação.
O batismo nunca poderá ser administrado
com o objectivo de salvar a pessoa mas sim deve ser aplicado a pessoas salvas
que o desejem, depois de minimamente terem compreendido o seu valor espiritual.
Nosso senhor Jesus Cristo disse para
Nicodemos: “… Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do
Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (Jo.3:5)
Há uma enorme realidade espiritual que
envolve o batismo e, esta realidade é simbolizada pelo rito batismal.
Ao aceitar Jesus Cristo e a sua obra
redentora em seu coração, o homem passa por um processe espiritual de morte e
ressurreição, que fisicamente é simbolizado pelo rito batismal.
O apóstolo Paulo explica claramente a
obra espiritual que teve lugar na vida daquele que foi batizado:
“… Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou, porventura, ignorais
que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo
na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória
do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se
temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos
na semelhança da sua ressurreição;
sabendo
isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do
pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.” (Rm.6.2-6)
O rito batismal significa uma morte e um
sepultamento, diz o texto: “Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na
morte”
O rito batismal significa uma
ressurreição, diz o texto: “como
Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós
também em novidade de vida.”
Nenhum dos modos de batizar atrás
mencionados, representa melhor o acto espiritual que tem lugar na vida
espiritual do homem, que o batismo por imersão: morto e sepultado; emersão: ressurrecto e vivo para uma nova vida.
Só o batismo por imersão pode simbolizar
convenientemente o que ele significa: a purificação de uma pessoa da sua antiga
vida, quando o que está em foco é uma lavagem e uma regeneração feitas pelo
Espírito Santo no homem interior.
“não em virtude de obras de
justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou
mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,” (Tt 3:5)
Ninguém pode ser lavado se o salpicarem
com umas gotas de água ou mesmo se lhe derramarem um litro dela na cabeça.
Vários teólogos que praticam outros
batismo que não o de imersão confessam que este é o que melhor se coaduna com o
princípio para o qual foi estabelecido pelo Senhor Jesus.
O batismo representa uma mudança de estado
espiritual, agora e no futuro e também uma mudança de vida agora e no futuro: “Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança
da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;”
Posto isto, o batismo cristão, significa o
consentimento humano de uma união voluntária a Cristo, uma união com Ele na sua
morte e ressurreição.
Esta união não diz respeito apenas a esta
vida mas estende-se pela eternidade.
O batismo é ainda um testemunho físico
diante das hostes espirituais e diante das hostes humanas do assumir do
compromisso [um pacto] do Homem, com Deus seu Salvador.
É comum haver um sinal físico do pacto
entre Deus e Homem e, de entre o Homem e o Homem.
O batismo é uma ‘escritura pública’ de um
pacto que o homem faz com o seu novo Senhor.
Dantes servia o pecado agora, com o acto
batismal dá testemunho que serve a Jesus e se submete voluntariamente ao seu
Senhorio.
Pr. David Antunes