sexta-feira, 25 de novembro de 2011

História da Igreja assembleia de Deus Pentecostal de Vila Real



Segundo um documento que chegou até nós, documento escrito pelo irmão José Augusto, com data de 28/07/1985, passaremos ao relato de como começou o trabalho nesta área de Trás-os-Montes e do desenvolvimento da obra do Senhor nesta região, até ao ano de 2011.
O trabalho teve início no ano de 1961, durante a primeira metade do ano.
O pastor António Dias Gonçalves, na altura pastor na cidade de Mirandela deu início ao trabalho nesta cidade em casa da irmã Fernanda Batista Leão, que tinha vindo de Lisboa já convertida ao evangelho.
Como o grupo de crentes aumentou houve necessidade de procurar um outro lugar de culto.
No mês de Dezembro desse mesmo ano, o pastor Dias Gonçalves alugou uma casa na Rua dos Ferreiros, havendo já possibilidade de colocar ali 25 cadeiras na sala da respectiva casa, cuja renda era no valor de 300$00, que eram pagos com o valor das ofertas levantadas, quando estas não eram suficientes o pastor Dias pagava o restante.
No mês de Janeiro de 1962 foi participada ao sr. Governador Civil de Vila Real, a intenção de abrir aquele lugar à celebração do culto público ao Senhor.
O sr. Governador enviou então o Chefe da P.S.P. sr. Manuel Santana para se inteirar das condições do lugar indicado para o culto.
O sr. Manuel Santana que já tinha ouvido o Evangelho pelo colega de profissão, Manuel Joaquim Pernas Canhoto, [que veio mais tarde a ser pastor evangélico] deu parecer positivo ao Governador Civil.
Essa visita ao lugar de culto, havia pois de resultar na conversão do chefe da polícia, cargo esse que foi de muita utilidade à Igreja nas muitas perseguições que o povo da região havia de mover a esta.

  Início Do Trabalho Na Ferraria

Algum tempo depois o pastor Dias Gonçalves recebeu um pedido de ajuda da parte de uns irmãos que residiam em Moscavide, para que a sua família fosse visitada com o fim de lhes ser anunciado o Evangelho, pedido esse que foi aceite pelo pastor.
A visita foi feita ao irmão Manuel Pereira Dias que veio a converter-se, ele e grande parte da sua numerosa família.
[Durante o pastorado do pastor Isidro Mendes, [Dezembro de 1975 a Novembro de 1981] o respectivo irmão ofereceu o terreno para a casa de oração que de então para cá continua ao serviço do Senhor na Ferraria.]
Nessa altura, já vivia em Sedielos, perto de Ferraria, um casal de crentes: José de Sousa e Benilde Sousa, que tinham vindo do Tabernáculo Batista do Porto. Estes irmãos juntaram-se aos crentes imediatamente, dando uma preciosa cooperação à Igreja do Senhor naquela região que dista de Vila Real cerca de 35 Km.

Início do trabalho em Justes

Em 1963 o pastor Dias começou a visitar a família do irmão Mário augusto Ribeiro que se havia convertido ao Senhor em Moscavide.
O referido irmão imigrou para França na altura, porem pediu ao pastor para continuar a visitar a sua família em Justes, o que o irmão fez.
Sabemos que o irmão Mário Ribeiro deu uma preciosa cooperação na igreja em Léon, França, enquanto esteve ali. Anos mais tarde, este irmão havia de vir a ser consagrado Ancião da Igreja de Vila Real.
Com a saída da família Ribeiro para França, a família Palheiros, que entretanto se tinha convertido nesse lugar abriu as portas da sua casa à pregação do Evangelho.
Em 1964 estes irmãos viram a sua casa apedrejada, ficando com as telhas partidas e, sentiram o seu corpo sovado pelos habitantes da aldeia.
O pastor Dias com frequência era esperado pelo povo armado com paus, forquilhas, caçadeiras e ainda outros objectos, [tanto aparato para um homem pacífico e só, loucura satânica]
O Fiat 600 conduzido pelo pastor Dias, era levantado em peso e colocado no Chão voltado na direcção oposta, coberto de excrementos de animais que não faltavam na altura, e ainda um cartaz que dizia: “vai-te embora ò macumbeiro, não queremos outra religião”.
A perseguição havia de continuar das mais diversas formas por muito tempo.
O pastor André da Rocha Chegou a Vila Real para assumir o pastorado da igreja, em 27/05/1965.
O lugar de culto tinha entretanto sido mudado para a Rua Avelino Patena , uma casa s/n, no 1º andar.
A perseguição não era só nas aldeias, a que seria mais tolerável, mas ela estendia-se à cidade onde a cultura é maior e a tolerância já devia existir. Os cultos eram interrompidos, a sala virada do avesso, o porteiro [irmão António Augusto Pássaro] atirado das escadas abaixo, até que as autoridades em tribunal puseram fim à situação.
Por essa altura foram também iniciados um trabalho em Parada de Cunhos e outro em Francelos, trabalhos que infelizmente não tiveram continuidade.
Em 1967 no 2º domingo de Dezembro foi aberta ao culto evangélico uma outra casa de oração na Rua Alexandre Herculano Nº 21.
Estiveram presentes os pastores: João Chasqueira; Alfredo Machado ; Ernesto Gonçalves; Armando Pinheiro.
No dia 05/03/1967, o pastor André da Rocha, deixou o pastorado da Igreja com o pastor Albino de Sousa Almeida, que já servia ao Senhor na área do Pinhão, ficando assim com os dois campos à sua responsabilidade, no dia 05/03/1970.
Como o trabalho cresceu nas duas áreas de Vila Real e Pinhão, o pastor Albino foi substituído: na área de Vila Real pelo pastor Isidro Mendes e, na área do Pinhão pelo pastor Eugénio José da Ponte, em Outubro de 1975, assistindo Vila Real interinamente até Dezembro desse mesmo ano.
No pastorado do pastor Isidro houve sem sucesso tentativas de iniciar trabalho em alguns lugares: Pegarinhos; Vilar de Maçada; Sabrosa, Vila pouca de Aguiar; Pedras Salgadas; Vidago. Noentanto a obra continuou a desenvolver-se nas áreas já estabelecidas.
No dia 13/12/1981 o pastor Deonildo Vidal Pereira de Almeida, assumiu o pastorado da Igreja em Vila Real em substituição do pastor Isidro Mendes, mudando-se para a cidade no dia 02/02/1982.
Foi durante o pastorado deste Irmão, em Novembro de 1984 que foi tomada por trespasse uma loja na Av. João Franco na cidade de Peso da Régua, para aí serem realizados cultos ao Senhor. A casa foi inaugurada em 20/01/1985
Foi também no pastorado deste irmão que a Igreja criou personalidade jurídica criando os seus estatutos que foram registados em 02/06/1984 e publicados em Diário da República de 16/08/1984.
O pastor Vidal cessou o seu ministério em 29/09/1985.
Em 1986, o irmão Albino Sousa de Almeida havia de voltar a Vila real para substituir o irmão Deonildo Vidal.
Durante o segundo pastorado do irmão Albino deu-se início à construção da Casa de Oração em Sanfins do Douro, lugar onde desde os anos 70 já se realizavam cultos em casa particular de irmãos que tinham vindo de Angola e Moçambique.
Em Janeiro de 1993, tomou o pastorado em vila Real o pastor Joaquim da Costa Pedrosa.
A Igreja continua agradecida a este irmão pelo ministério de ajuda espiritual que desenvolveu nesta área.
Também continua grata pelo precioso contributo que deu à igreja com os seus conhecimentos técnicos efectuando por sua própria mão várias remodelações em todas as casas de oração quer na sede como nas congregações.
Lembra ainda a igreja que: depois de um incêndio ter devorado a casa da irmã Celeste em Justes, o irmão Pedrosa foi ele mesmo, com os seus conhecimentos de carpintaria ajudar na reconstrução da casa ardida.
O pastor Joaquim Pedrosa da Costa terminou o pastorado em 20 Julho 1997
Pastor Laureano de Carvalho Marques tomou o pastorado em 20/07/1997, dando o seu contributo à igreja, que foi precioso para que a obra do Senhor pudesse continuar nesta região.
Este pastor terminou o pastorado da Igreja em 07/04/2002
O pastor Luís Valente Correia tomou o pastorado nesta altura continuando a levar por diante a igreja do Senhor, com a graça que Deus lhe deu.
Foi este irmão que trabalhou no sentido de que a igreja tivesse a caracterização Jurídica de Pessoa Colectiva Religiosa.
Foi ainda durante o seu pastorado que a igreja adquiriu o imóvel na rua Alexandre Herculano Nº21, no dia 11/7/2007 por promessa de compra e venda.
Passado algum tempo o imóvel que foi demolido para dar lugar a uma nova construção para a casa de oração e casa pastoral
O pasto Luís Valente Correia terminou o seu pastorado nesta igreja em Agosto de 2009.
Foi o referido pastor substituído no pastorado pelo pastor David Ferreira Antunes.
A cerimónia de transferência de pastorado teve lugar no dia 16/08/2009 na Casa de Oração de Sanfins do Douro com toda a igreja que foi possível reunir nesse dia.
A obra do Senhor tem continuado o seu percurso da melhor forma possível.
Tendo sido concluídas as obras na Casa de Oração, casa que a Igreja há tantos anos almejava, foi possível fazer a inauguração no dia 31/07/2011, 50 anos depois que a igreja teve o seu início nesta cidade. [1961-2011]
Tento agora a igreja a sua própria casa pudemos mudar definitivamente da casa gentilmente cedida, neste período que decorreram a obras, pelo irmão José Augusto, casa localizada na Av. Aureliano Barrigas. A este irmão a igreja agradece.
Foi feito o melhor apuramento possível dos factos sem desejar omitir outros que eventualmente tenham tido relevância na história da Igreja.
O Pastor: David Antunes